Coordenador : Fabia Trentin
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398818.2206.32194.31102023
Departamento/Setor: STT
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Guias Regionais da Macrorregião Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) cadastrados no Cadastur e com habilitação em Atrativos Naturais e Culturais.
Local de atuação: O curso será oferecido por meio da Plataforma Moodle. O curso tem 200 horas-aula, das quais 160 são teóricas e 40 práticas. Além desse formato estabelecido pelo Ministério do Turismo, a coordenação promoverá algumas atividades síncronas.
Objetivo
Qualificar Guias de Turismo habilitados no Cadastur como Guia Regional dos estados da macrorregião Sudeste, com a oferta de cursos de Especialização em Atrativos Culturais e Naturais, com carga horária de 200h, sendo 160h de teoria na modalidade de Ensino a Distância – EaD e 40h de aula prática. Elaborar o projeto pedagógico do Curso de Especialização para Guias de Turismo Regional em Atrativos Culturais e Naturais de sua região. Confeccionar os materiais didáticos, em formato digital, para os Cursos de Especialização para Guias de Turismo Regional em atrativos culturais e naturais.
Resumo
O turismo é um setor com grande potencial de geração de renda, trabalho e emprego, principalmente em um contexto de grandes transformações tecnológicas e sociais que modificam as relações laborais de maneira profunda. Um dos grandes desafios do mercado turístico atual é a criação de novos produtos capazes de atrair consumidores em busca de produtos segmentados e com qualidade em seus vários aspectos, incluindo sua sustentabilidade. Nesse sentido, o objetivo do curso é qualificar Guias de Turismo habilitados no Cadastur como Guia Regional dos estados da macrorregião Sudeste, com a oferta de cursos de Especialização em Atrativos Culturais e Naturais, com carga horária de 200h, sendo 160h de teoria na modalidade de Ensino a Distância – EaD e 40h de aula prática.